Search
Saturday 22 July 2017
  • :
  • :

Grails para Iniciantes

Grails_logo_2009_2010

groovy-logo-medium

 

 

 

 

 

 

Grails é um framework open-source para desenvolvimento web por meio da linguagem Groovy e de outros frameworks como Hibernate, Spring e Sitemesh. Grails tira das mãos do programador os detalhes complexos de persistencia de dados, adotando o padrao MVC de desenvolvimento. Tambem oferece templates faceis para implementação da UI e tambem suporta a Ajax.

Neste tutorial mostraremos como é simples utilizar grails para um rapido desenvolvimento de aplicações CRUD (Create Read Update Delete) em apenas alguns minutos.

Grails utiliza comandos para criar as Aplicações e tudo o que nele contiver. Desta forma, em tese, voce nem necessita de uma IDE para Trabalhar com Grails. Existem algumas ótimas IDES, como IntelliJ Idea (uma das melhores para Java e Grails) e voce pode baixar a versão ultimate com suporte a Grails por 30 dias Trial. Outra grande IDE que voce pode utilizar é o Eclipse. Voce pode instalar os plugins de Grails em sua instalação do Eclipse ou fazer download do GGTS, um fork do Eclipse desenvolvida pela equipe do Spring, que ja virá com tudo o que voce precisa para trabalhar com Grails a partir desta IDE.

Neste tutorial utilizaremos GGTS. Clique aqui para fazer download.

Lembrando que para isto você ja deve ter instalado e configurado o Graisl e uma JDK em seu SO.

Para instalar Grails, siga esta instruções encontradas neste post.

Grails utiliza a JVM, logo voce precisará da JDK instalada. Para instalar, clique aqui.

Eu estou aprendendo programação e descobri em Grails, algo que para mim, totalmente leigo e curioso, achei algo fantastico: Criar aplicações com um completo CRUD rapidinho e sem muita dificuldade, ou ter que aprender algo muito completo.

Grails utiliza o Scaffolding, que é um recurso utilizado por frameworks web para definir e criar o basico de uma aplicação, o CRUD para o usuario, inserir, selecionar, atualizar ou excluir objetos. Tudo que precisamos para usar o Scaffolding, é um Model, e um Controller. Lembrando que Grails trabalha com MVC (Model View Controller), precisaremos apenas de um M e um C (Model e Controller respectivamente) para gerar a nossa applicação. Massa né?

Algumas das vantagens do Scaffolding sao:

  1. Criar rapidamente telas que façam operações de CRUD;
  2. Usuários poderão rapidamente ver um software funcionando, para ajudar a visualizar e redefinir o que eles desejam em seu produto final;
  3. Pode ser usado por desenvolvedores para testes rapidos de persistencia;
  4. Desenvolvedores podem copiar partes do codigo gerado, ganhando assim tempo que teriam de escrever estes codigos,
  5. existem muitas vantagens…..

Vamos la, abra o o seu GGTS.

  • Clique em File >> New >> Grails project

01

 

 

 

  • Nomeie o projeto como evollux e clique em finish.
  • Quando terminar você terá uma estrutura como esta:

02

 

  • Continuando, clique em New >> Domain Class, e digite o seguinte: net.evollux.Pessoa. Este comando criará uma classe domain (o Model do MVC) em Groovy que voce colocará da seginte forma:

03

  • Agora clique em New >> Controller digite o seguinte: net.evollux.Pessoa e clique em Finish
    1. Aqui está o segredo, ele gerará uma classe PessoaController.groovy com este conteudo:

04.ControllerVoce vai deixa-lo da seguinte forma:

 

05

 

Prontinho é Só isso!!! Agora você vai clicar na pasta do projeto com o botao direito do mouse, vai ate o menu Run as e vai selecionar Grails Command run-app.

Aguarde um pouquinho, ele fará download de alguns pluguins e bibliotecas necessárias, e então aparecerá para voce o seguinte link: localhost:8080/evollux

06

Na tela principal, você via clicar em net.evollux.PessoaController, e será direcionado para a tela de cadastro de Pessoa.

Criar uma nova Pessoa:

 

07

 

Preencha os dados e click em Criar

08

 

Para listar os cadastrados clique em Listagem Pessoa

09

Pense num HelloWord retado de facil?!?!?!

Até a Proxima minha gente!!