Search
Sunday 19 November 2017
  • :
  • :

Instalando e Configurando Git no Fedora 20

git

git

Instalando o Git

Rode o seguinte comando como root


yum install -y git

Sua Identidade

A primeira coisa que você deve fazer quando instalar o Git é definir o seu nome de usuário e endereço de e-mail. Isso é importante porque todos os commits no Git utilizam essas informações, e está imutavelmente anexado nos commits que você realiza:

$ git config --global user.name "John Doe"
$ git config --global user.email johndoe@example.com

Relembrando, você só precisará fazer isso uma vez caso passe a opção --global, pois o Git sempre usará essa informação para qualquer coisa que você faça nesse sistema. Caso você queira sobrepor estas com um nome ou endereço de e-mail diferentes para projetos específicos, você pode executar o comando sem a opção --global quando estiver no próprio projeto.

Seu Editor

Agora que sua identidade está configurada, você pode configurar o editor de texto padrão que será utilizado quando o Git precisar que você digite uma mensagem. Por padrão, Git usa o editor padrão do sistema, que é geralmente Vi ou Vim. Caso você queira utilizar um editor diferente, tal como o Emacs, você pode executar o seguinte:

$ git config --global core.editor emacs

Sua Ferramenta de Diff

Outra opção útil que você pode querer configurar é a ferramente padrão de diff utilizada para resolver conflitos de merge (fusão). Digamos que você queira utilizar o vimdiff:

$ git config --global merge.tool vimdiff

Git aceita kdiff3, tkdiff, meld, xxdiff, emerge, vimdiff, gvimdiff, ecmerge e opendiff como ferramentas válidas para merge. Você também pode configurar uma ferramenta personalizada; veja o Capítulo 7 para maiores informações em como fazê-lo.

Verificando Suas Configurações

Caso você queira verificar suas configurações, você pode utilizar o comando git config --listpara listar todas as configurações que o Git encontrar naquele momento:

$ git config --list
user.name=Scott Chacon
user.email=schacon@gmail.com
color.status=auto
color.branch=auto
color.interactive=auto
color.diff=auto
...

Pronto! pode usar o git agora!!

 

Fonte: http://git-scm.com