Search
Monday 20 November 2017
  • :
  • :

Introdução a Sistemas Operacionais

Sistemas Computacionais

garfield_computador

Um computador é composto de processador(es) memoria principal, discos rígidos, teclado, mouse monitor, interfaces de rede e outros dispositivos de Entrada e Saída (ES). Para gerenciar esse sistema computacional tão complexo, existe um dispositivo de software chamado de Sistema Operacional (SO). A finalidade do SO é fornecer aos programas do usuario um modelo computacional simples limpo e lidar com o gerenciar todos os recursos do sistema computacional.

Um computador, é um equipamento programável, eletrônico, capaz de realizar processamento e armazenamento de dados. É constituído basicamente de Hardware e Software.

Hardware é a porção física de um sistema computacional, componentes mecânicos e eletrônicos, circuitos integrados, e placas, que se comunicam por meio de barramentos. Alguns exemplos são: placa-mãe, memoria, HD, leitor de CD/DVD.

Software é a parte logica do sistema operacional, que segue uma sequencia de instruções para executar durante o processamento, manipulação de algum dado ou informação. Existem vários tipos de Softwares, como Aplicativos, Utilitarios, Drivers, Linguagem de Programação, SO.

  • Sistema Operacional

O que é um SO? Um SO é um software que faz a ponte entre o usuário e o hardware. É um software que controla e gerencia todo o sistema computacional. Ele também determina quais programas serão executados, quando como e quais quais recursos eles poderão utilizar.

Os principais SO’s são: Windows, Unix, Linux, OS X, Android BlackBerry;

Um sistema computacional, deve executar pelo menos 4 operações básicas:

  • Input (entrada);

  • Processing (processamento);

  • Output (saida);

  • Storage (armazenamento);

Além disso, um SO tem ainda outras funções como Gerenciar o processador, gerenciar dispositivos E/S, gerenciar armazenamento, gerenciar o uso de memória, interface de aplicativos e interface de usuários.

image10

O usuário não se comunica diretamente com o hardware do sistema computacional, logo comunicação precisa passar pelo SO. Ele interpreta as requisições do usuario e encaminha para o hardware, em linguagem que o hardware ‘entenda’ para assim dar a resposta esperada pelo usuário.

Proximo texto entrará em mais detalhes a respeito.